6 alimentos que ajudam a combater o stress

Numa entrevista ao portal GAZ conhecido por abordar temas relacionados com a saúde, bem estar e qualidade de vida, o médico Paulo Lessa refere os 6 alimentos que aumentam o nível de serotonina no organismo e que são ricos em vitaminas e aminoácidos. 

E o que é a Serotonina

Esta substância atua como um regulador do sono, responsável por melhorar o humor, o bem estar, o apetite, a temperatura do corpo e o intelecto.

Vivemos atualmente um momento de stress e ansiedade constantes, onde as pessoas têm estado mais tensas, nervosas, ansiosas devido aos tempos mais difíceis  e “ incertos”. Neste momento devemos apostar em alimentos que ajudem a combater esse stress diário e o Dr. Paulo Lessa afirma que “nos últimos tempos tem presenciado que o stress provoca uma grande mudança nas emoções e estas alterações refletem-se na saúde (…) se não procurarem ajuda, as pessoas podem rapidamente chegar à depressão e à síndrome do pânico”. 

Existem tratamentos e terapias para controlar o stress que são muito úteis, no entanto, a alimentação também pode ajudar nestes questões. “Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente na diminuição do stress”, explica.

Os 6 alimentos são:

  • Chocolate – Quem nunca comeu um chocolate e logo a seguir se sentiu mais calmo e satisfeito? O Chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina.
  • Banana- A banana é óptima para a diminuição do stress e depressão e graças ao seu teor de triptofano, proporciona saciedade e estimula a produção de serotonina.
  • Ovos – Outro alimento que ativa o triptofano é o ovo. Uma vez ativo, o triptofano estimula a serotonina. De acordo com um estudo do American Journal of Clinical Nutrition, o ovo também melhora o desempenho do cérebro por causa de um nutriente conhecido como colina. Presente na gema do ovo, é essencial para desenvolver a região relacionada com a memória.”
  • Hidratos de Carbono – Assim como as frutas mais adocicadas, os hidratos elevam o nível de açúcar no sangue, o que dá prazer, sensação de saciedade e bem estar. 
  • Chás – Os chás naturais são óptimos para acalmar. O chá de camomila por exemplo, é um bom calmante. O chá de erva doce também é bom para a dor de cabeça, acalmar palpitações e stress. Ter em atenção que alguns chás como o preto, verde e gengibre, se consumidos à noite, podem ter o efeito contrário e atrapalhar o seu sono.
  • Carnes e Peixes – Segundo Paulo Lessa, as carnes e peixes são a melhor fonte natural de triptofano e aminoácido que, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produzem a serotonina. “Estes alimentos apresentam outro aminoácido, chamado taurina que aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.”

Alimentação saudável significa ter saúde! Na Do It Better pode dedicar-se a estas e outras questões de forma prática através do Curso de Nutrição e Dietética e Parafarmácia.

Com a realização deste curso terá como Saídas Profissionais: 

  • Comerciais em estabelecimentos de promoção da Saúde e Bem-Estar;
  • Dietéticas, ervanárias e lojas de suplementos;
  • Estabelecimentos de venda de produtos naturais;
  • Empresas dedicadas à gestão de refeitórios escolares;
  • Estabelecimentos de parafarmácias;
  • Centros de estética e beleza, entre outros.

Esta é uma formação certificada pela DGERT que lhe dará todas as competências profissionais que necessita para se tornar um profissional de sucesso. Não perca tempo, venha ser Better connosco.

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário