Qual o papel de um Auxiliar de Geriatria?

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Os idosos, quer estejam institucionalizados, ou não, merecem que lhes sejam prestados os melhores cuidados possível, para tal, é necessário que existam mais profissionais qualificados na área, que efetivamente estejam aptos para o exercício da profissão.

Um auxiliar de geriatria tem como responsabilidades diárias tratar da higiene pessoal, alimentação, medicação, ajudar a vestir, na mobilidade física e na comunicação com os idosos que se encontram ao seu cuidado. Devem não só, prestar auxílio a nível mais técnico, que permite um cuidado do bem-estar físico, psicológico e social do idoso, como também são encorajados a desenvolver zelo a nível relacional, mais humano, empático e afetivo. É um trabalho que pressupõe cautela, preocupação, dedicação, carinho e respeito, pelo idoso e pela profissão. A existência de uma ligação emocional deve ser inerente à prestação de serviços ao idoso, já que propicia uma melhor qualidade de vida, tanto do idoso, como do auxiliar.

É necessário ser, acima de tudo, resiliente, manter a calma, a paciência e uma postura responsável, profissional e empática, uma vez que, trabalhar com idosos tem, de facto, os seus desafios e agir pacientemente é a única forma de evitar as situações mais conflituosas. “Assim, o lema do cuidador deve ser: «cuide do outro da mesma forma que gostaria que cuidassem de si», ou seja, com paciência, carinho e compaixão.

Ter uma excelente capacidade de comunicar, ouvir e compreender são sempre mais-valias. Saber comunicar com os idosos, mas também saber comunicar com colegas e superiores as informações úteis e pertinentes sobre os idosos, promovendo a coesão das equipas e a eficiência e eficácia tanto a nível individual, como de grupo. Isto, uma vez que, grande parte das profissões são realizadas em equipa e os profissionais auxiliares de geriatria não são exceção.

Se “o saber não ocupa lugar”, inscreva-se já no Curso Profissional Certificado de Auxiliar de Saúde e Geriatria e tenha a oportunidade de construir uma carreira nesta área e aprender todas as técnicas de apoio à pessoa idosa, cuidados de higiene, mobilização, transferência de doentes e muito mais.

Não espere mais e venha qualificar-se connosco numa área com grande procura e em verdadeira ascensão! 

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário