Sabe quando deve dar banho ou tosquiar o seu animal de estimação? 

Assim como nós, é necessário uma limpeza ao seu animal de estimação para que possam ser evitados maus cheiros e também para que o animal fique mais confortável. 

No verão: Quando for à praia deve sempre passar o seu cão por água doce após sair do mar.

No inverno: Dê banho ao seu animal de estimação quando for realmente necessário.

No momento do banho também é preciso ter atenção à temperatura da água, que deve ser um pouco mais fria do que seria para nós. É preciso proteger os ouvidos do seu cão, pode colocar um pedaço de algodão nos ouvidos e tirar após o banho, a secagem deve ser feita com toalhas ou secador, ou seja, seque o seu animal de estimação muito bem. Sabia que não adianta tosquiar para cair menos pelo? A quantidade que cai é a mesma. A tosquia é feita para ajudar a renovar o pelo e a mantê-lo forte e saudável.

Tendo em conta o tipo de pelo, pode ou não ser aconselhável a tosquia em:

  • Cães de pelo curto (labrador, por exemplo) – não devem ser tosquiados apesar de largarem muito pelo.
  • Cães de pelo longo – são fortes candidatos à tosquia para manter o pelo forte e saudável.
  • Cães de pelo duplo (Husky ou pastor alemão por exemplo) – não devem ser tosquiados pois nestes animais em específico o sub-pelo muda aquando da estação do ano, para que mantenham a proteção contra o frio e calor.

Já os gatos, devem ser tosquiados quando tiverem o pelo comprido e quando for realmente necessário.

Existem diferentes tipos de tosquia que vai depender do tipo de pelo, da raça e qual finalidade:

  • Tosquia completa: esta é feita à máquina e deixa o pelo igual;
  • Tosquia higiénica: tosquia que pode ser feita em qualquer animal, pois é usada para remover pelo das zonas que mais necessitam, como barriga, base da cauda, perto das patas e olhos;
  • Stripping: Tosquia em que o pelo é removido à mão;
  • Tosquia de raça: usada quando uma raça tem o seu próprio corte.

Ficará a par destes e outros conhecimentos através do nosso curso Técnico Auxiliar de Veterinária e Estética Animal. Com uma metodologia totalmente prática e a possibilidade de realizar um estágio opcional de 200 horas, irá aprender todas as técnicas necessárias para ser um profissional de excelência e estar preparado para o mercado de trabalho. Aceda o link: https://bit.ly/3CTbjlm, e venha ser Better connosco!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário