Formação prática: 5 motivos para apostar 

Procura trabalho? Saiba porque deve apostar numa formação prática

Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital no Pestana Hotel Group e Google Regional trainer fala sobre este tema numa notícia na revista Marketeer de junho de 2021.

“As novas gerações que entram agora no mundo profissional deparam-se com um mercado e ambiente de trabalho extremamente competitivo, o que não acontecia até há uns anos atrás. Já não basta ter um diploma para se destacar no mercado. Embora este seja um dos pré-requisitos para a maioria das empresas, hoje em dia é preciso mais do que isso”.

Na opinião de Marco Gouveia, estamos a convergir para um mundo onde as competências técnico-profissionais e de vida são fatores decisivos na hora de escolher alguém para contratar e não só os diplomas. Aquilo que vai marcar a diferença são as competências práticas e a capacidade para as aplicar em situações reais no mercado de trabalho, para além das soft skills, claro. 

É preciso mudar a mentalidade para estas questões do ensino e da aprendizagem prática: “Nos pontos seguintes, dou cinco bons motivos pelos quais se deve apostar em formações especializadas e elevar o seu valor enquanto profissional”:

1º Os cursos práticos permitem desenvolver competências técnicas e especializadas, contribuindo para formar um profissional mais completo e atualizado. O conhecimento teórico é essencial, não obstante, é ainda mais importante saber como o aplicar no dia a dia. Por isso, uma formação especializada dar-lhe-á a oportunidade de colocar a teoria em prática e consolidar o know-how necessário para exercer a sua profissão com distinção.

2º É uma forma de adquirir novos conhecimentos muito úteis em pouco tempo e muitas vezes, exigindo do ponto de vista económico um menor investimento. Para além disso, o convívio com outros profissionais traz imensos benefícios não só ao nível da aprendizagem, como também, de networking onde são abertas várias portas para o mercado de trabalho através destes contactos.

3º Uma formação prática no seu currículo é sempre algo que o valoriza bastante, cada vez mais as empresas procuram profissionais capacitados e prontos a atuar em diferentes setores. Quando não se tem muita experiência profissional na área, a formação prática é um potente aliado para colmatar essa necessidade.

4º Um profissional atualizado tem maior probabilidade de alcançar cargos e remunerações superiores.

5º As experiências profissionais contribuem para fazer renascer a sua motivação a curto, médio e longo prazo, é fundamental o contacto que se estabelece com colegas da área para aprender novos conceitos, partilhar ideias e alimentar, sempre, o processo de aprendizagem e evolução.

Ficou convencido? Por estes e outros motivos, a formação profissional mostra-se uma mais valia no percurso do indivíduo por lhe permitir saber como agir quando confrontado com questões particulares. Por isso, não hesite, e venha formar-se numa das 20 áreas de formação certificada que a Do It Better tem ao seu dispor. 

Opções  que vão desde a área operacional da Vigilância e Segurança Privada passando pelas áreas administrativas, as áreas da beleza e cozinha, às áreas da saúde e dos cuidados com animais, todas elas áreas em expansão no atual mercado de trabalho. 

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário