Apoiar as crianças no seu processo de aprendizagem nunca foi tão desafiador

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

“É na escola e nas suas interações que a criança se liberta da família, aprende mais sobre si e sobre o mundo, reconhece novas ideias e novas formas de se comportar. Esse processo é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social de cada cidadão.” (Cuf, 2020)

Devido à situação pandémica que estamos a viver, a educação tornou-se ainda mais importante. Pais e educadores tiveram de adotar novas estratégias, de forma a conseguirem proporcionar tudo aquilo de que as crianças necessitam para o seu normal desenvolvimento. No entanto, devido às grandes mudanças que todo o mundo teve de fazer para se adaptar a esta realidade, existiram repercussões para o psicológico de todos, nomeadamente dos mais novos. 

Quais os efeitos da pandemia no desenvolvimento das crianças?

A realidade das crianças, nos dias de hoje, passa por terem de crescer a aprender o que significa o distanciamento social, a desinfetar constantemente as mãos e a terem cuidados higiénicos nas suas interações e movimentações. Já estão a decorrer estudos sobre os possíveis efeitos da pandemia e tudo o que esta acarreta para as crianças. Isto porque várias fases do seu normal processo de desenvolvimento simplesmente foram adiadas devido aos meses de confinamento, já que, a maior parte da sua aprendizagem se dá em contacto com os seus pares – “Para a criança, a perda dos vínculos com seus pares da escola, professores e pessoas externas à família pode trazer consequências ao seu comportamento e muitas vezes um desequilíbrio nas aquisições dos marcos do desenvolvimento infantil.” (InformasusUFSCAR, 2020) 

Quais as funções de um Auxiliar de Educação? 

Os Auxiliares de Educação têm um papel fundamental na vida das crianças. Ao promoverem a sua aprendizagem através do desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas, através da preparação das refeições e do cuidado com a higiene, entre tantas outras funções, tendo sempre como prioridade a fomentação da autonomia das crianças. 

Como melhor adaptar os métodos de educação?

Se trabalhar na área da educação já era algo de elevada importância e de grande satisfação, hoje em dia, tornou-se algo essencial. Se queremos minimizar ao máximo as repercussões da pandemia nas nossas crianças, devemos estar conscientes das novas formas de ensinar/aprender e de impulsionar o seu processo de desenvolvimento cognitivo. É necessário demonstrar carinho e sensibilidade às reações de birra ou agitação, mostrar preocupação e procurar entender, de forma a conseguir ajudar a superar as situações de angústia. Deve ser estabelecida uma boa ponte de comunicação, sendo fundamental o esclarecimento das dúvidas da criança respeitando a sua maturidade e nível de compreensão. As atividades físicas, jogos didáticos e interação com os amigos é também essencial, mas sempre feita de acordo com as normas de segurança. 

A Do It Better, com o Curso de Técnico Auxiliar de Ação Educativa proporciona-lhe a oportunidade de se qualificar na área da educação tendo em conta as estratégias de atuação impostas por esta nova realidade.  Venha fazer parte do nosso futuro, ao fazer parte do crescimento e desenvolvimento das futuras gerações e venha ser Better connosco!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário