A evolução da arte da Tatuagem 

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Há muito que as tatuagens deixaram de estar associadas a algo nocivo ou pejorativo. O impacto desta viragem está no crescente aumento que se tem feito sentir cada vez mais no mundo, onde Portugal não é exceção.

Num artigo do Jornal de Negócios lê-se o que há muito se especulava: “Tatuar ou não tatuar deixou de ser uma questão”, a verdade é esta. Nos últimos 5 anos a realização de tatuagens em Portugal aumentou cerca de 20%, e, pode dizer-se, que este crescimento se deve, em grande parte, à evolução da tecnologia e da sua influência na sociedade.

A ideia da tatuagem como tabu foi ultrapassada. Esta arte é entendida como uma liberdade artística, mas com uma tela diferente, neste caso, o corpo humano. Para muitos, fazer uma tatuagem pode vir de uma simples vontade de ter arte em si, ser a própria tela, criando (e recebendo) símbolos ou palavras sem grande significado ou pretexto para a sua realização. Mas, por outro lado, como Rute Agulhas refere, através de uma entrevista ao Diário de Notícias a tatuagem “pode transmitir ideias ou valores, pode ser a celebração de algo ou uma homenagem a alguém”. Assim, passa a ser muito mais que um simples objeto ou uma fonte bonita tatuada no nosso corpo. Algumas tatuagens carregam um significado que vai para além do que os demais percebem ou vêem. “Fazer uma tatuagem é contar uma história. Tenho pessoas que chegam ao meu estúdio porque querem eternizar o avô e não sabem como. O que eu faço é transformar em linhas o que as pessoas não conseguem expressar por palavras” como Sofia Dinis explica no mesmo artigo é sem dúvida isto – eternizar um momento, uma pessoa, uma memória.

Tatuar passou a ser muito mais que colocar tinta na pele, um reflexo de criminalidade ou uma identificação de grupos. Transformou-se numa eternização de algo que, no momento, faz sentido na nossa vida e que queremos de alguma forma tornar eterno.

Na Do It Better, com o Curso de Tatuagem, pode aprender tudo sobre a arte da tatuagem e as técnicas fundamentais para o exercício da profissão e eternizar momentos na pele de cada pessoa.

Inscreva-se já, venha ser Better connosco!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário