“A dualidade Corpo – Mente: O impacto da alimentação no foro psicológico”

O que fazer para nos tornarmos mais saudáveis?

Sabemos, devido a diversos estudos já realizados, que efetivamente existe uma dualidade corpo – mente, ambos mutuamente influenciados. Assim sendo, é possível melhorarmos o nosso bem-estar mental, ao melhorarmos a nossa saúde física, que abrange práticas saudáveis de exercício físico e hábitos de alimentação mais equilibrados. Para nos tornarmos pessoas mais saudáveis, devemos ser capazes de ouvir com atenção aquilo que o nosso corpo nos tem a dizer. Isto é, adotar uma dieta flexível, ajustada aos nossos objetivos, metabolismo e fisiologia, juntamente a um estilo de vida ativo.

Quais os principais causadores de depressão, ansiedade e transtornos alimentares?

Aquilo que ingerimos pode ser um dos causadores do aparecimento de doenças psicopatológicas. A forma como comemos, ou seja, a relação que temos com a comida, caso encarada de forma negativa, pode tornar-se também um fator que propicie o aparecimento de transtornos e compulsões alimentares. Estas psicopatologias, ou consequências das mesmas, são doenças cada vez mais comuns nos dias de hoje, causadas em grande parte, pela pandemia em que vivemos há mais de um ano, e pelos padrões de beleza estereotipados pela sociedade, espelhados nas redes sociais, que os ditam como reais.

Como usar a comida de forma a evitar o aparecimento de psicopatologias?

Felizmente, ao termos a comida como nossa aliada, conseguimos ser pessoas saudáveis e equilibradas, através de uma nutrição cuidada, com os nutrientes que englobam os minerais e as vitaminas necessários ao bom funcionamento do nosso cérebro e organismo.  De forma a evitar o aparecimento destas doenças e transtornos psicológicos, são recomendados, em especial, alimentos ricos em triptofano. Como por exemplo, os frutos secos, os ovos, a aveia, o leite, o atum, o queijo, o pão, a carne de frango e o chocolate. O triptofano é um aminoácido e um dos componentes das proteínas dos seres vivos, essencial à nutrição humana, que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, tem como efeito a produção de serotonina (hormona que age sobre o sistema nervoso central e provoca uma sensação de bem-estar).

Como adquirir mais conhecimento sobre nutrição, de forma a melhor preservar a sua saúde mental?

Esta é uma altura em que cada vez mais precisamos de estar atentos a todos os sinais do nosso corpo, principalmente a nível da saúde mental, pois, de “Entre as perturbações psiquiátricas, as perturbações de ansiedade são as que apresentam uma prevalência mais elevada (16,5%)” (SPPSM)  Deste modo, é fundamental estarmos informados e adquirirmos o conhecimento necessário acerca dos alimentos e da melhor forma de  alimentação, que nos ajudará a prevenir e a controlar as doenças do foro psicológico. A Do It Better, com o curso de Nutrição, Dietética e Parafarmácia, proporciona-lhe a oportunidade de investir no seu conhecimento, profissão e, acima de tudo, na sua saúde! 

Não espere mais e Venha qualificar-se connosco! 

 

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário