Saúde Mental- 5 cuidados a ter

A saúde mental é uma das bases do bem-estar geral. Toda a vida ouvimos a expressão “mente sã, corpo são”, mas qual é, de facto, a importância e os cuidados que devemos ter com a nossa saúde mental?

Assim, ao considerarmos a saúde mental, falamos de:
-Ter a capacidade de se adaptar a novas circunstâncias da vida;
-Superação de crises e resolução de perdas afetivas e conflitos emocionais;
-Ter a capacidade de reconhecer limites e sinais de mal-estar;
-Ter sentido crítico e de realidade mas também humor, criatividade e capacidade de sonhar;
-Estabelecer relações satisfatórias com outras pessoas, seja a família, amigos, colegas, etc;
-Ter projetos de vida e, sobretudo, descobrir um sentido para a vida.
Apesar de não existirem regras específicas para cuidar da nossa mente, é importante trabalhar certos pontos para encontrar ou estabelecer um equilíbrio emocional. Em momentos de incertezas, especialmente na situação que estamos a viver nos dias de hoje, é natural sentir mais ansiedade, tristeza e até alguma angústia.
Por esse motivo, e como uma ajuda para si, deixamos-lhe 5 dicas para que possa cuidar de si e da sua mente:
1.Mantenha uma rotina: tente adaptar-se a uma rotina diária e estabeleça horários, ter uma rotina pode ser terapêutico. O facto de organizar o seu dia transmite a sensação de controlo, o que traz segurança e conforto emocional;
2.Pratique exercício físico regularmente: o nosso corpo e a nossa mente adaptam-se melhor aos desafios do dia a dia, quando mantemos o corpo ativo. Além de reduzir o stress, tem um efeito relaxante tanto para o corpo, como para a mente;
3.Procure hobbies e atividades que elevem o seu bem-estar: aproveite o tempo livre da sua rotina para fazer algo que realmente gosta, como por exemplo, colocar a leitura em dia, pintar, ver uma série ou até mesmo tirar um curso online. Estas atividades poderão ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, contribuindo positivamente para uma sensação de bem-estar e redução do stress e ansiedade;
4.Mantenha-se informado por fontes confiáveis e oficiais: tal como cuidamos do nosso corpo e nos preocupamos com a alimentação, é importante ter em atenção a maneira como “alimentamos” a nossa mente. Recebemos diversas informações por dia e muitas vezes, informações não fidedignas. Isto pode causar uma “má digestão” mental e gerar pânico. 5.Verifique sempre a fonte da informação que vê ou recebe.
5.Aprenda a interpretar e verbalizar os seus sentimentos: tente sempre falar com alguém, seja a família, amigos, etc e dizer aquilo que sente. Por vezes, o outro ajuda-nos a ver a nossa vida de uma outra perspetiva.
Cuidarmos da saúde mental é tão importante como cuidar da saúde do nosso corpo, porque os dois estão intimamente ligados. Por vezes, não conseguimos perceber aquilo que sentimos ou até mesmo ajudar outras pessoas nestas questões emocionais porque não entendemos bem do que se trata.
A Do It Better dá-lhe a oportunidade de adquirir ou aprofundar conhecimentos através do nosso Curso de Técnico Auxiliar de Saúde e Geriatria. É um curso constituído por 8 módulos, sendo um deles, dedicado apenas à área da Saúde Mental.
Cuide de si e venha ser BETTER connosco!

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário