As diferenças e semelhanças entre Personal Trainer e Coach?

English (Inglês) Français (Francês) العربية (Árabe)

Ser PT ou Coach são 2 atividades que tem mais em comum do que no que se diferenciam-se. A diferença entre Personal Trainer e Coach é o foco principal dos profissionais.

Personal Trainer

O Personal Trainer (PT) é um profissional com formação em Educação Física com capacidades para elaborar, misturar e supervisionar treinos físicos às pessoas que querem começar uma vida desportiva mais ativa.
Se está a pensar frequentar um ginásio e não sabe como começar o seu plano de treino é melhor contratar um PT para os primeiros meses. Será vantajoso ter ao seu lado uma pessoa experiente na área para orientar e corrigir os erros que está a cometer e a sua postura. Assim sendo, é uma mais valia ter um Personal Trainer devido a diminuir o risco de lesões e ter um treino personalizado para conseguir atingir os seus objetivos de uma forma mais eficaz e segura.
É importante salientar que o Personal Trainer não tem um local fixo de trabalho, na maioria das vezes atuam de forma autónoma, uma vez que o PT tanto pode trabalhar num ginásio como num local público. Hoje em dia há cada vez mais pessoas a recorrer a esta prática, de efetuar o exercício físico em jardins, parques ou em outros locais onde é possível exercitar-se ao ar livre.

Coach

O coach é o profissional especializado em coaching, que é um processo de conversa relacionado com a mente. O principal objetivo do coach é ajudar a pessoa a definir as suas metas e objetivos, mostrando as formas como alcançá-las de forma eficaz.
Um elemento fundamental que o coach incide na pessoa que está a ajudar é a parte emocional. Esta é o foco para a pessoa conseguir atingir as metas que se propôs a cumprir. Por isso, o coach estabelece a melhor estratégia para o indivíduo alcançar o objetivo desejado através de um trabalho individualizado e especializado.
Diferenças entre PT e Coach
Na verdade há poucas diferenças entre Personal Trainer e Coach, pelo contrário, estas 2 atividades tem muito em comum. Todavia, podemos realçar que a principal diferença entre as duas atividades está no foco principal dos profissionais. Enquanto o PT trabalha a parte física da pessoa, o coach está focado na mente da pessoa.

O PT também pode ser coach?

A resposta a esta questão é sim. Caso o PT investir em cursos de especialização e não apenas dar as suas técnicas é uma mais valia, porque torna-se num profissional mais completo e mais capacitado para auxiliar os seus alunos.
Para atuar como coach, o Personal Trainer deve começar o processo desde o início na avaliação física da pessoa. Só assim consegue ir conhecendo a pessoa e descobrir quais os pontos fortes e fracos, qual a sua personalidade, o que mais motiva e o que realmente quer alcançar sem desistir no meio do processo.

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário