Cartão MAI – Tudo o que precisa de saber

As políticas relacionadas com a emissão e renovação do cartão MAI foram recentemente modificadas pelo regime jurídico da segurança privada.

A profissão de vigilante de segurança privada tem vindo a  exibir uma grande importância em Portugal. E o aumento da sua taxa de empregabilidade demonstra o nível de aderência que esta área tem tido.

A atividade de Vigilante Segurança Privada distingue-se por ser uma área em que os seus profissionais desempenham funções de alto risco e de elevado desgaste físico e psicológico.

Fazem parte da sua função tarefas de prestação de serviços de vigilância privada a terceiros, seja em espaços públicos ou privados, em empresas prestadoras de serviços na área da segurança, mas também na proteção de pessoas e bens, como na dissuasão da prática de atos ilícitos.

Para ser considerado apto para exercer esta profissão necessita de atender ao Curso de Formação de Vigilante de Segurança Privada, que é destinado apenas a quem nunca teve contacto com a área.

Quem frequenta esta formação com aproveitamento irá obter acesso ao cartão MAI emitido pela Secretaria-Geral da Administração Interna.

O cartão profissional de vigilante de segurança privada titula a competência do vigilante para o exercício das suas funções.

Em relação ao cartão profissional, foi alterada a filosofia implícita para a sua emissão, quer em relação à entidade que o emite tanto quanto ao prazo da sua validade e, ainda, às condições da respetiva renovação.

Incluídas nestas recentes alterações estão também novas categorias de profissionais de vigilância.

Qual foi o objetivo de ter sido feita tal alteração?

Dar mais valor e criar maior dignificação à profissão, que permite assim a verificação das qualidades do profissional de vigilância.

Qual é a validade do Cartão MAI ?

O cartão profissional é válido pelo prazo de cinco anos e susceptível de renovação por iguais períodos de tempo.

A renovação do cartão MAI obriga a frequência de um curso de atualização obrigatório em caso de renovação do cartão e em caso de requerimento de emissão do cartão MAI.

Esta formação de atualização consiste na revisão das competências fundamentais do profissional requeridas para o exercício da atividade de segurança e vigilância privada.

O Centro de Formação da DO IT BETTER ministra o Curso de Vigilante e Segurança Privada, proporcionando as condições necessárias para o profissional se formar cumprindo a legislação em vigor e, consequentemente, desenvolver as competências pessoais, sociais e profissionais necessárias para a execução da função de vigilante de segurança privada.

ABOUT INSTRUCTOR

Deixe um comentário